A Cruz de Natividade

A cruz foi uma homenagem aos índios e à obra civilizadora dos jesuítas. A Redução da Natividade foi fundada nesta região, em 08 de Setembro de 1633, pelo Pe. Pedro Alvarez.

Foi inaugurada no dia 8 de setembro de 1984, um ano depois da data em que se comemorou os 350 Anos da Fundação da Redução da Natividade.


Antiga Figueira

Árvore com beleza extraordinária, plantada na década de 30. Sua ramagem possui uma circunferência de 130 metros, e é um belo exemplo de Figueira Branca. Hoje localizada na propriedade de Maria Cocco Pinto.


Cascata do Fio Azul

Cascata com 3 metros de queda, no verão seca ou fica um fio d’água transparente, de onde origina seu nome. Situada na propriedade de Maria Cocco, no bairro São José, com fácil acesso.


Centro de Tradições Gaúchas

Em 1991, um grupo de amigos, iniciou o movimento tradicionalista no município de Pinhal Grande, tendo como um de seus pioneiros o Sr. Galdino Marin, que na época convidou o Sr. Edemar Appel para iniciar o projeto de formação do CTG. A entidade foi fundada em 07 de Fevereiro de 1991. A 1ª Prenda foi a Srta. Ana Paula Dalmolin.

O CTG possui uma Sede com 14 hectares, com área para camping, churrasqueiras, copas e banheiros.Em 1991, um grupo de amigos, iniciou o movimento tradicionalista no município de Pinhal Grande, tendo como um de seus pioneiros o Sr. Galdino Marin, que na época convidou o Sr. Edemar Appel para iniciar o projeto de formação do CTG. A entidade foi fundada em 07 de Fevereiro de 1991. A 1ª Prenda foi a Srta. Ana Paula Dalmolin.

O CTG possui uma Sede com 14 hectares, com área para camping, churrasqueiras, copas e banheiros.


Mirante do Paga Peão

Situado em terras de David Michelon, na comunidade da Medianeira, mostra uma vista panorâmica de beleza indescritível. Chão de pedra na beira de um precipício, onde se vê o remanso do Rio Jacui, a mata verde e os brancos paredões de pedra.


Moinho Rubin

Antigo prédio de alvenaria de três pisos, construído em 1930 pela família de José Rubin Fº, está preservado e pode ser visitado em pleno funcionamento.


Outros pontos turísticos

Confira imagens de outros pontos turísticos do Munícipio de Pinhal Grande.


Trilha do Pororó

Situada na propriedade de Lucas Somavilla, na localidade de Encruzilhada. Apresenta as grandes árvores de espécies nativas que existe na região, percurso realizado na maior parte em uma encosta de morro com floresta primária bem preservada. A trilha apresenta um percurso de 2570 metros e tem duração de 3 horas. 

“Por cerca de 2,5 km, caminha-se, guiado pelo proprietário, sobre um fofo chão de folhas secas, sentindo o cheiro-de-mato, a energia e a repousante frescura da mata selvagem, ouvindo o canto de pássaros raros como o tucano, a tovaca, o uru, o tangará-pulador, o belo suruquá-do-peito-vermelho e observando as espécies de grandes árvores seculares e outras raras, como a batinga e a flor-de-lobo.” COSTA, Firmino.

Nesta propriedade foram encontrados inúmeros artefatos indígenas, que podem ser visitados no local.